O Cricket é muito confundido com o Beisebol, e de fato, são esportes muito parecidos, pelos equipamentos, pelo dinamismo de suas partidas, pela disposição dos jogadores em campo e por serem praticados em países de língua inglesa. Ma há diferenças básicas entre o Cricket e o Beisebol.
Cricket
O Cricket tem origem desconhecida, suas primeiras evidências datam do século 13 em alguns lugares no interior do Reino Unido. Várias regras diferentes foram adotadas ao longo do tempo e em 2003 foi formalizada a forma Twenty20 com 20 overs, encurtando o tempo do jogo para aproximadamente 2 horas.
É popular na Grã-Bretanha e em ex-colônias britânicas como África do Sul, Austrália e Nova Zelândia também em alguns países do Caribe, sendo que na Índia e no Paquistão é o esporte nacional
Possui alguns campeonatos nacionais sendo que o principal é a Copa do Mundo de Cricket.
Surgiu de uma variação do Cricket em Nova York, nos Estados Unidos por volta do ano 1800, sendo que as primeiras regras só foram escritas em 1846
O campo
Formato oval, sem dimensões definidas, o tamanho mínimo para partidas internacionais é 128m por 129,8m dando uma área mínima de 145.000m²
O pitch é uma listra de areia batida que mede 3,05m de largura por 20,12m de comprimento
Formato de 1/4 de círculo com raio mínimo de 76,2m, mas o recomendado é 99,1m
O bastão
Formato achatado, feito de madeira de salgueiro, tem 96,5cm de comprimento, por 10,8cm de largura na parte achatada, pesa entre 1,1kg a 1,4kg
A Bola
Cor vermelha, feita de cortiça coberta de couro, tem entre 22,4cm e 22,9cm de circunferência, pesa entre 156g e 163g (mais pesada)
O Time
11 jogadores
O Jogo
Um jogo de test cricket pode durar até 5 dias, mas é mais usada em jogos a forma one-day cricket (50 overs ou 40 overs) ou a Twenty20 com limite de 20 entradas por jogo. Pode durar entre 2 a 3 horas
Existem 2 objetivos:
Eliminar o adversário "roubando" os seus 10 wickets, caso isso aconteça o jogo acaba imediatamente
Marcar mais corridas (runs) pelo pitch, quando nenhuma equipe consegue roubar os 10 wickets da adversária
O objetivo da defesa é arremessar a bola para o wicket eliminando instantaneamente o adversário, ou para o receptor (wicket-keeper) até completar um over (6 receptações) sem deixar o adversário rebater a bola.
Ao rebatedor cabe rebater a bola arremessada e ganhar o maior número de corridas possíveis pelo pitch antes que a bola seja retornada ao pitch.
Cada arremessador tem uma série de 6 arremessos válidos sucessivos chamada over, dependendo do estilo os jogos tem número limitado de overs, geralmente variando entre 10 e 50.
O arremessador corre para pegar impulso e arremessa a bola antes da linha, a bola obrigatoriamente deve tocar no chão antes de ser rebatida
Quando a bola é arremessada o rebatedor tem o objetivo de rebater a bola, ele pode rebater a bola para qualquer direção sem restrições, após rebater a bola existe a opção do rebatedor ficar ou não na sua posição, caso ele saia deverá correr até o outro lado do pitch para ganhar uma corrida. Caso algum fielder do time adversário receba a bola sem que ela toque no chão, ou receba e retorne a bola para o pitch, derrubando efetivamente o "wicket" antes que o rebatedor consiga chegar ao outro lado do pitch, o mesmo será eliminado.
A cada rebatida o jogador marca 1 ponto por corrida feita pelo pitch.
O lance em que o rebatedor joga a bola para fora do campo é chamado de boundary, se a bola tocar no chão marca-se 4 corridas, se não tocar marca-se 6 corridas.
Geralmente mostra-se no placar: Número de corridas ganhas/Número de wickets perdidos. Por exemplo: 120/5 significa 120 corridas ganhas e 5 wickets perdidos. Para estar em vantagem o time precisa ter uma alta pontuação de corridas e uma baixa pontuação.
Beisebol
É popular nos Estados Unidos, Canadá, em vários países da América Central, também na Venezuela, Japão e Coréia
Atualmente é um esporte olímpico, possui copa do mundo, mas o principal evento é o recente criado Clássico Mundial de Beisebol.
O campo
O diamante é um quadrado que tem cada aresta medindo 27,4m de comprimento, sendo os seus vértices as bases. No centro tem o círculo do pitch que fica a 18,39m de de distância de cada uma das bases
O bastão
Formato arredondado, geralmente feito de madeira fraxinus ou metal, tem 1,067m de comprimento, por 7cm de diâmetro na parte mais larga, pesa no máximo 1kg
A Bola
Cor branca, feita de cortiça ou borracha coberta de couro, tem aproximadamente 7,4cm de diâmetro, pesa aproximadamente 142g (mais leve)
O Time
9 jogadores
O Jogo
O jogo é compreendido, normalmente, por 9 entradas (innings), sendo que em cada metade uma equipe é a atacante e a outra a defensora, alternando-se na metade seguinte. Demora normalmente por volta de 3 horas, mas pode se prolongar indefinidamente, por não haver empate, ocasião em que são jogados innings adicionais, até que uma equipe tenha vantagem irreversível sobre a outra.
O objetivo é marcar mais pontos, que são conseguidos quando um jogador atacante rodeia completamente as 4 bases do diamante. A defesa busca, por sua vez, eliminar 3 jogadores para encerrar sua metade do inning e assim passar à condição de atacante.
O objetivo da defesa é arremessar a bola para o receptor, fazendo-a passar pela área de rebatida, sem deixar o adversário rebatê-la, até eliminá-lo com 3 receptações (strikes)
Ao rebatedor cabe rebater a bola arremessada e correr pelo diamante para ganhar bases antes que a bola chegue à mão do adversário que defende aquela base.
Cada arremessador arremessa até conseguir eliminar 3 rebatedores adversários, encerrando assim a participação de sua equipe na entrada (inning), não havendo limite de tempo nem de pontos anotados pelo adversário
O arremessador fica parado com pelo menos um pé sobre a base central para arremessar a bola, que não pode tocar no chão antes de ser rebatida.
Quando a bola é arremessada dentro da área de rebatida, o rebatedor deve rebatê-la de forma que ela permaneça dentro da região delimitada pelas retas que partem de sua base em direção à 1ª e à 3ª bases, após isso o rebatedor deverá soltar o taco e obrigatoriamente correr à 1ª base para ganhá-la, cedendo seu lugar de rebatedor no próximo arremesso para um companheiro de equipe, e se tornando um corredor. Caso algum adversário consiga interceptar a bola sem que ela toque no chão, ou receba e retorne a bola para o guardião da base antes que o corredor ali chegue, o mesmo será eliminado. Caso o rebatedor não rebata a bola lançada dentro da área de rebatida ou faça o movimento de rebatida (swing) para uma bola lançada fora da área de rebatida, é anotado um strike contra ele, sendo eliminado no 3º.
A cada rebatida o jogador percorre 1 ou mais bases. Quando completa a corrida pelas 4 bases, é anotado um ponto.
O lance em que o rebatedor joga a bola para fora do campo é chamado de home run, e faz com que o rebatedor possa percorrer o circuito completo sem ser ameaçado pelos adversários; caso haja corredores nas bases, eles conseqüentemente completam suas corridas, dando à equipe o número equivalente de pontos (no máximo 4).
Nenhum comentário:
Postar um comentário